Flor do Handroanthus heptaphyllus, o ipê rosa, dissecado.
Nesta imagem, observamos os órgãos sexuais vegetais do Handroanthus heptaphyllus, ipê rosa, espécie pertencente à família Bignoniaceae, grande grupo das Angiospermae.
Notamos o gineceu (órgão feminino da flor), formado pelo pelo pistilo, a unidade do gineceu, compostas pelo estigma (área receptiva do pistilo, parte apical, de forma variada que recebe os grãos de pólen), estilete (parte do pistilo que fica entre o estigma e o ovário), ovário (região inferior dilatada do pistilo que contém um ou mais óvulos; transforma-se em fruto) e o óvulo (megasporângio envolvido por um ou dois tegumentos. Nas angiospermas o megasporângio é denominado nucelo. No seu interior encontra-se a oosfera, o gameta feminino).
Também observamos os três estames. Eles são constituídos por um filete que transporta a antera que contém sacos polínicos onde são gerados os grãos de pólen. O estame corresponde ao microsporófilo, é órgão masculino da flor,unidade do androceu.
#biologia #angiospermas #angiospermae #eudicotiledôneas #bignoniaceae #Handroanthusheptaphyllus #iperosa #natureza #nature #respeiteminhanatureza #ensinoemprimeirolugar #taxonomia #taxonomiavegetal #morfologia #shotzdelight #ig_masterpiece #photographyeveryday #macro_mood #macro_experience #parqueibirapuera #ibiraeuamoecuido #cidadedagaroa #biodiversidadeemfatias
Comments